17.3.06
E é Amarante assim perdidamente. É seres alma, e sangue, e vida em mim…
"Temos que nos habituar a viver com estes portugueses, não temos outros"
Nobody's Fault But Mine


Confesso que cresceu em mim uma admiração especial por Amarante (Também tenho uma admiração especial pela Amaranta e algo em mim também cresce).
É difícil dizer o que torna Amarante especial (já a Amaranta, não é nada difícil de dizer o que a torna especial). É uma terra como outra qualquer, situada na zona que eu chamo de fim do mundo (zona interior do distrito da Porto) é um dos 18 municípios do distrito cuja capital é a muy nobre e sempre leal invicta (na verdade é sede de distrito, mas como os tripas julgam-se a capital de tudo, fica assim). Tem uma área de 301,5 Km2 e cerca de 61 mil habitantes distribuídos pelas 40 freguesias esta terra de figuras como Teixeira de Pascoaes ou Agustina Bessa Luís. Não se destacava porém das demais terras que povoam o fim do mundo.
Mas desde o dia 9 de Outubro do ano da graça de 2005, que 15.014 bravos guerreiros desafiaram a estupidez e deram-se ao trabalho de retirar Portugal da lista dos países totalmente abananados. Somo pois muito abananados, mas não somos totalmente abananados, o que é uma grande coisa.
O que leva uma população inteira a depositar os seus destinos nas mãos de corruptos, mafiosos indiciados pela justiça é algo que o comum dos mortais com o mínimo de bom senso não consegue entender.
Uns apontam para o provincianismo, mas Oeiras dissipa irremediavelmente esta teoria. Outros apontam para uma revolta contra a politica e os políticos. Mas estar contra a corrupção governamental e eleger corruptos ainda piores não faz muito sentido (se bem que o povo nunca tem muito sentido nos seus pensamentos e reflexões. Para falar a verdade acho que o povo nem reflecte nem pensa, limita-se a reagir de forma mecânica e irracional).
Por último existem os que acham que estes devassos da sociedade, são eleitos porque tem uma grande exposição mediática. Não sei se é verdade ou não, sei que o nosso querido Ferreira Torres (para que não restem dúvidas este nome é ficcionado e serve apenas para dissimular o verdadeiro nome da personagem a que me refiro, que por acaso se chama Laurentino Lourenço da Borba) esteve num programa bem famoso cheio de animais que passava diariamente na televisão. Até nem se deu mal. Tratou bem das vacas, (para além das tarefas que estava obrigado a fazer, tais como cuidar da casa e dos animais). Por isso seria natural que o povão corresse a eleger o Ferreira Torres (nome fictício).
Contrariando toda a lógica Portuguesa de eleger sempre o pior meliante. Amaranta, talvez por medo de passarem a viver numa ditadura ou de terem as ruas a chamar-se Ferreira Torres, as avenidas Ferreira Torres, os largos Ferreira Torres, as rotundas Ferreira Torres, o campo de futebol Ferreira Torres(nomes fictícios), correram a eleger outro candidato.
Pode parecer um feito significativo, mas quem conhece Amarante (ou olhar para um mapa), percebe que Amarante é um enclave entre Felgueiras e Marco de Canaveses. Com vizinhos deste calibre, não é só um feito significativo, é também um feito heróico e patriótico.
Para a população de Marco de Canaveses, Gondomar, Felgueiras e Oeiras, é com grande carinho que vos digo – Povo ignorante, aprendam com Amarante.
Nobody's fault but mine died @ 3/17/2006 07:55:00 da tarde
0 Stairway to Heaven:
Enviar um comentário
<< Back to Death
 
Nobody's Fault But Mine

Intro The Outdoor
In My Time Of Dying
Over The Hills And Far Away